Perguntas Frequentes


1. A ideia é ser um índice geral dos dados abertos que estão disponíveis?


Não exatamente, a ideia é ser um grande catalogo de bases de dados abertos e aplicações que fazem uso dessas informações. O Dados Livres é mais um local com bases limpas e prontas para usar parecido com o projeto colaboradados.com.br, com a principal diferença que no dadoslivres.org é possível cadastrar aplicações cívicas e futuramente ligar-lá junto as bases de dados abertos.


2. Eu posso cadastrar qualquer tipo de fonte, por exemplo, uma API relacionada a algo específico sobre saúde ou educação?


Se essa API atender aos critérios de dados livres, sim.


3. E se alguém cadastrar qualquer besteira no Dados Livres?


Para cadastrar uma nova fonte ou aplicação no dadoslivres.org, primeiro o usuário precisa criar um cadastro na plataforma e aceitar os nossos termos de uso e política de privacidade. Além disso, pretendemos criar métricas de verificação de links na tela de cadastro da fonte e da aplicação, também desenvolver as funcionalidades de denunciar uma fonte, aplicação ou usuário e adicionar comentários dos usuários nas páginas de perfil das fontes e aplicações cadastradas na plataforma.


4. Existe alguma regra para saber se a fonte de dados abertos é segura?


Em geral, serão os próprios usuários cadastrados na plataforma que irão avaliar o conteúdo, além de poderem utilizar as informações, do site.


5. Quem irá colocar as fontes de dados abertos e as aplicações cívicas na plataforma Dados Livres?


Os usuários da plataforma que irão cadastrar, a ideia é fazer com que as pessoas participem e colaborem com o projeto.


6. Pode cadastrar fontes de dados abertos de todo o Brasil ou só de lugares específicos cadastrados no site?


Sim, pode cadastrar fontes de dados abertos de qualquer lugar do Brasil, depois queremos criar opções de filtros para facilitar o encontro dessas fontes.


7. Quais as categorias de fontes de dados abertos e aplicações cívicas que podem ser cadastradas no Dados Livres?


Depende dos usuários, presumimos que temas ligados a sociedade civil como cultura, educação, segurança pública e vários outros. Também queremos permitir que os usuários surgiram novas categorias.


8. A construção da interface do dadoslivres.org foi baseada em algum outro site?


Sim, no hackr.io só que os dois sites tem objetivos diferentes.


9. O Dados Livres busca parcerias para o futuro?


Sim, quanto mais pessoas interessadas em contribuir com o crescimento do Dados Livre melhor, também o projeto já foi e continua sendo apresentado em vários lugares.


10. Quais as tecnologias utilizadas no desenvolvimento do projeto?


A linguagem de programação Python e o Microframework Web Flask para o backend e as tecnologias HTML, CSS, Bootstrap e o Javascript para o frontend.


11. O que diferencia o dadoslivres.org do que o governo já oferta em dados.gov.br?


O Dados Livres incentiva a participação dos usuários com a catalogação de fontes de dados abertos e aplicações cívicas de maneira fácil de encontrá-las e organizadas por categorias e tags. As suas bases de dados poderão ser ligadas as aplicações cívicas criadas e vice-versa. No formulário de cadastro da fonte, o usuário irá cadastrar o link da fonte original e poderá cadastrar, caso exista, o link da fonte de dados abertos tratada. Em outros planos, permitir o cadastro de notícias e artigos científicos de dados abertos no Dados Livres.